sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Resenha do livro: Garotas de vidro da Laurie Halse Anderson

"Então ela me conta tudo, as palavras cuspidas com as migalhas do muffin de frutas vermelhas, vírgulas mergulhadas em seu café.
Ela diz quatro frases. Não, cinco.
Eu não posso permitir ouvir isso, mas é tarde demais. Os fatos chegam de mansinho para me apunhalar. Quando ela chega á pior parte
...CORPO ENCONTRADO EM UM QUARTO DE MOTEL, SOZINHO...
...as paredes ficam mais altas e minhas portas se trancam todas. 
Eu faço sim com a cabeça, como se estivesse ouvindo, como se a gente estivesse se comunicando, e ela nunca vai perceber a diferença.
Não é legal quando uma garota morre."

 O livro "Garotas de vidro", conta a história de Lia, uma adolescente que atualmente enfrenta muitas problemas. Lia sofre de anorexia e também se autoflagela, e sua obsessão pela magreza está cada vez maior, porém tudo piora quando recebe a notícia que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel, mas além disso ela ligou 33 vezes para Lia antes de morrer, mas ela não atendeu.

Lia está refém do seu próprio corpo e por mais que queira sair dessa situação, ela não consegue. Muitos terapeutas, internações e ainda assim ela continua na mesma.

"1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 ,13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ,20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33."



 Durante a trama, a protagonista começa a receber a visita de sua amiga morta, mas isso não é nada legal para ela. Após essas visitas, Lia começa a querer saber o porquê disso e como a morte de Cassie aconteceu, mas nem isso faz com que seus problemas sumam ou ela melhora: Pelo contrário Lia está cada vez mais doente, e procurar ajuda não é uma opção. Além da morte de Cassie, Lia tem que lidar com o seu pai, um renomado escritor, sua controladora madrasta e sua mãe, uma cardiologista, que está sempre ocupada cuidando dos outros.


"O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns dos seus próprios corpos..."

 O livro em si, apesar de trazer uma temática forte, é muito bom, mas se você está passando por uma fase difícil, não recomendo muito a leitura. Sinceramente, a capa na minha opinião é muito linda e sei que muitas pessoas compram alguns livros por conta dela HAHA! Os personagens foram bem aproveitados (na minha opinião) porque cada um tem seu momento durante a história. 
 A leitura flui com facilidade, pois o livro te deixa com curiosidade para saber o que irá acontecer no próximo capítulo, mas isso não significa que é uma leitura fácil. A escritora usa muitas comparações durante a história, além de voltar ao passado quando você menos espera, o que pode lhe confundir as vezes. 
 No geral, é um livro muito bom e com um tema diferente do que eu estava acostumada a ler e super recomendo a leitura. Outros livros da autora: Fale!; Fever 1793; e muito mais!

#LivrosDivos #Adm1

Nenhum comentário:

Postar um comentário